Alterando IP Público Reservado de um Cloud Service (VM) em Execução

Até pouco tempo não poderíamos modificar ou atribuir uma reserva de ip público sem efetuar um redeploy da VM ou Cloud Service, felizmente, um dos anúncios da edição 2015 do MS Ignite foi justamente a adição desta funcionalidade. Agora podemos a qualquer momento alterar, remover ou adicionar a reserva de IP. Vamos ver como funciona no passo a passo.

Listar IPs Públicos Reservados

Para listar todos os IPs reservados atualmente em sua assinatura, execute o comando powershell abaixo:

Get-AzureReservedIP

Reservar um IP Público

Para criar uma nova reserva de ip, execute o comando powershell abaixo:

New-AzureReservedIP -ReservedIPName MyReservedIP -Location "East US"

Associar uma reserva de IP Público a um Cloud Service em Execução

Podemos agora associar um IP para um Cloud Service sem a necessidade de um redeploy. Utilize o comando do powershell abaixo para isso:

Set-AzureReservedIPAssociation -ReservedIPName MyReservedIP -ServiceName TestService

Este procedimento funciona como uma reconfiguração da rede do SO, ou seja, assim que for executado a conectividade com o SO será perdida até que a nova configuração seja aplicada com sucesso. Em meus testes, levou apenas algumas dezenas de segundos para que o cloud service esteja respondendo ao novo IP.

Remover uma reserva de IP Público de um Cloud Service em Execução

Da mesma forma, pode desassociar um IP anteriormente reservado a um Cloud Service através do comando de powershell abaixo:

Remove-AzureReservedIPAssociation -ReservedIPName MyReservedIP -ServiceName TestService

Assim como no passo anterior, uma reconfiguração da rede do SO será realizada. Após alguns segundos, um novo IP público não persistente será configurado no seu Cloud Service.

Remover uma reserva de IP Público

Assumindo que esta reserva não foi aplicada para nenhum Cloud Service, utilize o comando de powershell abaixo para apagar a reserva da sua assinatura:

Remove-AzureReservedIP -ReservedIPName "MyReservedIP"

Críticas ou sugestões, não deixe de comentar.

3 thoughts on “Alterando IP Público Reservado de um Cloud Service (VM) em Execução

  1. Tenho uma VM criada ano passado. Quando tento associar um IP recebo a mensagem :
    Set-AzureReservedIPAssociation : BadRequest : This operation is not allowed on deployment/role last updated with old API version , please update deploymet/role and try again.
    Já viu isso ?

  2. Desliguei a VM e liguei novamente. O comando funcionou! Fica registrado. Pensei que teria que recriar a VM toda. UFA 😀

    1. Opa! Que bom que funcionou. Acredito que o seu shutdown, desalocando e reprovisionando a VM novamente, tenha atualizado a estrutura do cloud service que estava por trás. Como você estava com essa máquina há muito tempo ligada, provavelmente estava executando sobre a API antiga que ainda não suportava troca de ip em execução além de outras funcionalidades. Para algumas features que eles lançam, realmente temos que reprovisionar, mas é raro acontecer no caso de VMs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *